ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Governo decreta Situação de Emergência pela seca em 38 municípios de Alagoas

O governador Renan Filho (MDB) assinou um decreto de emergência em virtude da seca que abrange 38 municípios de Alagoas, considerando, entre outras coisas, os impactos decorrentes das perdas significativas na agricultura e agropecuária no semiárido e a queda intensificada das reservas hídricas no estado, o que tem dificultado o acesso da população à água para consumo não só humano, mas também animal. 

O decreto de Situação de Emergência nos 37 municípios alagoanos foi decretado após parecer técnico da Defesa Civil Estadual e é válido por um período de 180 dias. 

Agora, o Estado, juntamente com os municípios, vai intervir junto ao Ministério da Integração Nacional para que a avaliação do decreto seja antecipada e a Operação Carro Pipa, que leva água para os locais que sofrem com a seca, seja retomada de imediato nessas localidades. 

A medida é válida para os municípios de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D'Água das Flores, Olho D'Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas dos municípios comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelos respectivos Formulários de Informação de Danos (FIDE). 

O decreto de Situação de Emergência deve ser publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (1º). Até as 10h30, ele ainda não estava disponível para consulta. 

Por: Gazeta Web


 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger