ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Obra do Canal do Sertão aumenta em 95,5% número de trabalhadores



A maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas também registra avanço na geração de emprego e renda para o Estado. A construção do Canal do Sertão, que até sua conclusão contará com 250 km de água, e beneficiará mais de um milhão de pessoas em 42 cidades alagoanas, passa a contar com o aporte de mais de 780 trabalhadores nas frentes de trabalho.

De janeiro até abril deste ano o número de trabalhadores subiu de 400 para 782 empregos diretos para profissionais da construção civil, o que representa um aumento de 95,5%. O canal segue viabilizando novas interligações a sistemas coletivos de abastecimento, intensificação de políticas públicas de combate à seca e avanço de culturas irrigadas de pequenos e médios produtores. Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Fernando Fortes Melro, o progresso é significativo.

“Na contramão da crise, o Estado ancorou recursos que garantiram a abertura de novas frentes de trabalho e a geração imediata de empregos diretos para os sertanejos. Esse impacto positivo dará ainda mais fôlego e celeridade à obra, além de contribuir com o desenvolvimento econômico e social dessas regiões”, enfatiza o gestor da pasta.

De acordo com o superintendente especial de Infraestrutura Hídrica, Alzir Lima, a Seinfra tem adotado estratégias para que as entregas cumpram os prazos dentro da programação. “Até agora já temos concluídos os trechos I, II e III, e os trabalhos no trecho IV estão a todo vapor, com água tratada já até o km 110”, destaca Alzir.


As etapas concluídas dos três primeiros trechos do Canal do Sertão totalizam 92,93 km, entregues com a água do Rio São Francisco, beneficiando diretamente mais de 180 mil alagoanos, que há anos sofriam com a seca.

O trecho IV está em execução, com avanço de 75% e, quando finalizado, beneficiará outros 43 mil moradores dos municípios de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera.

Transformação

Para quem depende da construção civil para trazer sustento para toda a família, a notícia sobre o aumento de trabalhadores no Canal do Sertão foi reconfortante. É o caso do operário Ezequiel de Souza, que trabalha nos Serviços Gerais do Canal do Sertão, e agradece a oportunidade de não precisar mais viajar para outros estados em busca de emprego.


“Primeiramente, agradeço a Deus e segundo ao Governo de Alagoas, que garantiu recursos para essa obra, que é tão importante para o Estado inteiro e vai levar água tratada para muita gente. Tenho certeza que vai ficar marcado para todos aqueles que participaram dessa obra”, disse o trabalhador.

Daniel da Silva é ajudante de obra e conta como era a realidade antes da vinda do Canal do Sertão. “Conheço muitas pessoas daqui que precisavam sair das suas cidades e procurar emprego. Deixavam em casa suas famílias e saíam sem rumo à procura de uma oportunidade. Mas agora, com a obra, todos os dias estão em casa. Com certeza o Canal do Sertão ajudou a mudar nossa vida”, comemora o ajudante.

Fonte: Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger