ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quinta-feira, 1 de março de 2018

Governo de Alagoas e Unicef discutem cuidados com gestantes e crianças





A equipe do Programa da Primeira Infância de Alagoas se reuniu esta semana para discutir sobre a convergência das ações do Selo Unicef e o trabalho que está sendo desenvolvido no Estado. O encontro ocorreu com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Recife-PE.

O Selo Unicef tem como objetivo estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. O Programa da Primeira Infância de Alagoas foca nos cuidados gestantes e crianças de até 6 anos.

“Estamos em constante diálogo com o Unicef e nesses encontros verificamos que algumas macroações do Selo correspondem às macroações da Primeira Infância de Alagoas. Isso significa que poderemos fazer cooperações mútuas para o desenvolvimento dos programas, já que convergem para os cuidados com as novas gerações”, afirmou o gestor intersetorial do Programa da Primeira Infância no Estado, Antônio Pinaud.

Ainda de acordo com ele, o Estado de Alagoas tem sendo visto como referência pelo Unicef devido aos cuidados com a garantia do desenvolvimento saudável dos pequenos alagoanos. “Estamos em fase de expansão do programa, mas o que já é feito, é visto como modelo. Além disso, o trabalho interligado das secretarias estaduais de saúde, assistência e educação tem sido primordial para o sucesso que estamos alcançando”, disse Pinaud.

Gravidez

Um outro tema alinhado na reunião foi o combate à gravidez na adolescência. Essa ação do Selo Unicef, especificamente, associa-se com a ação aplicada no Programa da Primeira Infância em Alagoas. “O Unicef nos apresentará essa metodologia de orientação sobre gravidez. Queremos esse compartilhamento de informação porque a gravidez em jovens não só causa evasão escolar, como é apontada como causa em indicares de violência”, afirmou o coordenador intersetorial.

Alagoas é um dos Estados com maior número de adesão de municípios, elegíveis, ao Selo Unicef. Na avaliação de Antônio Pinaud, esse número está ligado ao incentivo do Governo do Estado, aos gestores municipais, em investirem em políticas públicas voltadas aos cuidados de gestantes e crianças. O programa Selo Unicef iniciou-se em 2017 e segue até 2020.

Fonte: Agência Alagoas



 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger