ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Teste do Pezinho está presente nos 102 municípios alagoanos

Uma das principais armas para o diagnóstico de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas em recém-nascidos, o exame é disponibilizado pelo SUS


Alagoas se destaca nacionalmente na realização do Teste do Pezinho, por estar disponível nos 102 municípios do Estado. Uma das principais ferramentas para diagnóstico de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas em recém-nascidos, o exame é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para manter a excelência e a eficácia na coleta, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu, nesta segunda-feira (6), o Seminário de Triagem Neonatal. O evento, destinado a técnicos municipais que atuam diretamente nessa área, foi realizado no auditório do Conselho Regional de Psicologia, no bairro Pinheiro, em Maceió.

De acordo com a técnica do Setor de Saúde da Criança da Sesau, Yana Melo, o seminário, com a participação de Fátima Cunha, responsável técnica pelo laboratório contratado para triagem neonatal no Estado, contou com a presença de representantes de todos os municípios alagoanos.

A técnica Fátima Cunha disse que um dos desafios que a Rede de Coleta do Teste do Pezinho tem enfrentado e o reforço e a conscientização dos profissionais da área. “É preciso lembrá-los da importância do teste, que pode diagnosticar doenças graves, com consequências como retardo mental e até mesmo o óbito”, explicou.

A participação de todos, na concepção da responsável técnica do laboratório que faz a coleta em todo o Estado, é fundamental para que Alagoas mantenha sua posição entre as referências nacionais na realização do Teste do Pezinho.

“O programa está em atividade há 16 anos e marca o compromisso de todos os envolvidos em lutar pela saúde e bem-estar dos alagoanos”, concluiu a técnica.


Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger