ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Conheça as principais causas de cãibra e formigamento

Conheça as principais causas de cãibra e formigamento

Quem tem cãibra com frequência sabe o quanto dói. E às vezes, essa dor pode ser consequência de algo, como diabetes, doença renal e até Parkinson. O Bem Estar desta terça-feira (17) conversou sobre o assunto com o neurologista Denizart dos Santos Neto. E quando o formigamento pode ser sinal de AVC e infarto? Quem tirou as dúvidas foi o consultor e cardiologista Roberto Kalil.

A cãibra é uma contração involuntária dos músculos voluntários e acontece, principalmente pelo estresse e fadiga muscular, desequilíbrio dos sais minerais, problemas circulatórios, medicamentos e doenças.

Entre as causas estão: doenças neurológicas (como Parkinson), doenças renais, diabetes, medicamentos (diuréticos e estatinas), atividade física, muito suor e pouca hidratação, álcool e cafeína, gravidez.

Geralmente, a cãibra tem duração de poucos segundos a um minuto. Alguns critérios podem identificar seriedade – se é muito frequente, se a dor é muito intensa, quando tem sintomas neurológicos associados, quando não passa.

Como evitar a cãibra? Alimentação rica em sais minerais (banana, uva), beber bastante líquido e evitar atividade física em local muito quente. Quando estiver com a cãibra, faça alongamento. Água morna e massagem também ajudam.

Formigamento

O formigamento ocorre pela compressão do nervo, falta de oxigênio, lesão do nervo ou lesão do sistema nervoso central. Pode ocorrer em qualquer região do corpo, mas geralmente surge nas extremidades.

Na maioria das vezes, o formigamento não é grave. Mas se houver outros sintomas associados ou se o paciente é idoso, diabético, tem alguma doença do coração ou é hipertenso, é importante dar atenção ao sintoma.

Quando se preocupar? Se o formigamento é muito rápido, não pega um membro inteiro e dura pouco tempo, não se preocupe. Se ele vem e vai com o tempo, não muito intenso, é importante marcar uma consulta. Se o formigamento pega um órgão inteiro ou metade do corpo, procure atendimento médico com urgência.


Bem Estar

 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger