ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Exposição de mapas será uma das atrações da 8ª Bienal Internacional do Livro

Mapas recontam a divisão geográfica dos municípios alagoanos no século passado

Os visitantes da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece entre os dias 29 de setembro a 8 de outubro, terão a oportunidade de conhecer diversos mapas geográficos de Alagoas em um exposição organizada pela Secretaria do Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

A exposição, que apresentará um conjunto de mapas desenvolvidos pelo Núcleo de Geoprocessamento da Seplag, tem como intuito aproximar, ainda mais, a população a diversos registros cartográficos de Alagoas.

“Os mapas serão ótimos instrumentos para recontar a trajetória geográfica do Estado. A ideia é que qualquer pessoa, de qualquer idade, possa entender um pouco mais sobre temas importantes por meio dos mapas. Toda a equipe da Seplag está bastante animada para participar desta edição da Bienal”, explica o secretário titular da pasta, Fabrício Marques Santos.

No total, conforme divulgado pela organização da 8ª Bienal de Alagoas, estarão expostos 16 mapas durante todos os dias de evento. Além de relembrar os 200 anos de Alagoas, a exposição também homenageará Ivan Fernandes Lima, o mais importante geógrafo alagoano do século 20.

História

Um dos mapas que promete fazer sucesso é o que reconta a divisão geográfica dos municípios alagoanos no século passado, quando todo o território local era dividido em apenas 19 cidades.

“A ideia é que a exposição possa contar, por meio dos mapas históricos, como se deu a divisão política de Alagoas, algo que possibilitará que o visitante entenda como alguns municípios alagoanos foram, ao longo dos últimos anos, se transformando nos atuais municípios do Estado”, explica o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila.

Além da evolução histórica, o espaço da Seplag contará com mapas que trarão imagens de satélite, informações estatísticas de áreas como agropecuária, educação, saúde, infraestrutura, economia, entre outros.

SERVIÇO

EVENTO: Exposição de Mapas de Alagoas
LOCAL: 8ª Bienal Internacional de Alagoas - Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso
DIAS: 29 de setembro a 8 de outubro
ENTRADA GRATUITA

Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger