ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Embrapa desenvolve inseticida contra o Aedes

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram, em parceria com uma empresa alagoana do ramo de bem-estar e limpeza, um bioinseticida capaz de exterminar o mosquito transmissor da dengue e que não gera nenhum problema ao ser humano. 

“O produto é totalmente natural e pode ser adicionado à água consumida pelo ser humano. Não há riscos à saúde em caso de inalação, ao contrário dos inseticidas tradicionais”, explica a doutora Rose Monnerat, pesquisadora do laboratório de Bactérias e Controle Biológico da Embrapa, em Brasília, no Distrito Federal.

Strike BioBTI. Eis o nome do bioinseticida que será fabricado no Distrito Industrial, em Maceió, e tem como base uma bactéria presente na natureza e que é bastante utilizada no controle de larvas do mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya, a bacillus thuringiensis israelenses (BTI).

A ideia de se desenvolver um produto que não oferecesse riscos à saúde humana surgiu durante diálogo com alguns dos clientes do empresário Eduardo Guañabens no segmento hoteleiro da capital alagoana. 

A partir de então, buscou por profissionais que desenvolvessem pesquisa de combate a mosquitos, mas utilizando produtos naturais.

“O segmento turístico demandava por solução para o combate dos pernilongos, muito incômodos aos turistas. A parceria com a doutora Rose nos permitiu chegar justamente a um inseticida natural e que não oferece qualquer risco à saúde do ser humano”, explicou, reforçando a importância da parceria público-privada com o órgão federal.

GazetaWeb.com
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger