ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema recebem novas ambulâncias do Samu nesta quarta-feira (30)

Veículos são dotados de equipamentos de última geração, inclusive rastreador

Nesta quarta-feira (30), o governo de Alagoas entregará  20 novas ambulâncias e  um helicóptero para a reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A entrega das ambulâncias será realizada às 10h, no Largo Dom Fernando Gomes, Centro de Arapiraca.

Das 20 ambulâncias, sete são Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 13 Unidades de Suporte Básico (USBs). As USAs serão distribuídas para os municípios de Maceió (4), Arapiraca (2) e Santana do Ipanema (1), enquanto as USBs serão destinadas para Arapiraca (3), Santana do Ipanema (1), Delmiro Gouveia (1), Palmeira dos Índios (1), Penedo (1), Campo Alegre (1), São Miguel dos Campos (1), Coruripe (1), Viçosa (1), Atalaia (1) e Cacimbinhas (1).

Cada ambulância tem o valor estimado de R$ 194 mil e a previsão é que, ainda este ano, sejam entregues mais 20 para os municípios alagoanos. “Nossa parceria com os municípios tem quebrado muito paradigmas e estamos conseguindo avançar na gestão da saúde. Com as novas medidas, está sendo possível investir mais recursos na saúde e informatizar o serviço. Transparência e informatização devem caminhar lado a lado, porque nos permite, de forma clara e objetiva, fazer a gestão de uma saúde de qualidade e resolutiva”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

De acordo o governo do  Estado foram investidos R$ 3,8 milhões com recursos próprios nos veículos, que possuem equipamentos de última geração, inclusive rastreador via satélite.

Samu – O objetivo do Samu 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para receberem atendimentos clínico, cirúrgico, obstétrico, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

 O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências, quanto em locais de trabalho e vias públicas. Também está entre as prerrogativas do Samu, o atendimento telefônico de pessoas para orientações pontuais de saúde.

UE do Agreste – Ainda em Arapiraca, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, irão visitar a Unidade de Emergência do Agreste. Na oportunidade, eles irão visitar as obras de triplicação da capacidade física do hospital, uma vez que ele contava com 40 leitos e passará a disponibilizar 120, sendo 21 de UTI.

Por  Redação Blog Adalberto Gomes Noticias 
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger