ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

terça-feira, 4 de julho de 2017

Prefeitura de Piranhas participa do Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância

A Prefeitura de Piranhas, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, participou nesta segunda-feira, 3, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) da apresentação do Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. O plano estabelece o desenvolvimento econômico e social dos municípios, através do investimento na criança.
A Prefeita Maristela Sena Dias e a Secretária de Assistência Social Daniela Dias participaram do encontro, que na oportunidade foi discutido também a adesão do selo Unicef 2017/2020, além disso foi tratado o tema de crianças com Zika Vírus e Microcefalia.
O projeto foi apresentado pelo coordenador da Rede Estadual da 1ª Infância em Alagoas, Cláudio Soriano.
O Guia traz uma série de sugestões objetivas com um prático passo a passo do trabalho de elaboração do Plano para os gestores. As orientações fazem parte da campanha Criança é Prioridade, no qual a Primeira Infância terá primazia na administração do município.
“É no município onde tudo acontece, então é no município que precisamos integrar as políticas públicas. Investir na primeira infância é melhorar a educação, a saúde e a qualidade de vida da população no geral”, afirmou Cláudio Soriano.
Segundo o coordenador da Rede Estadual da 1ª Infância em Alagoas, existe um acervo de evidências que mostram a relação entre o nascimento da criança e as interações por ela estabelecidas com o meio social e física influenciam na personalidade, nas estruturas do cérebro e da mente, desenvolvem capacidade de aprender, de se relacionar de expressar as emoções e de se inserir nos diferentes contextos.
Essas relações podem modificar o futuro de uma cidade, inclusive na segurança pública. A Juíza Titular da 28ª vara da Infância e Juventude, Fátima Pirauá, destacou que 99% dos adolescentes infratores não tem a presença da família e do estado, por isso, o investimento na primeira infância se torna essencial.
O Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Ubirajara Ramos, destacou a importância dessa discussão e o apoio interesse dos prefeitos em oferecer políticas públicas de qualidade. “A importância dos gestores municipais é extremamente grande, depende do chefe do poder executivo para avançar”, reforçou.
Para o presidente da AMA, Hugo Wanderley, os prefeitos têm compromisso  e investido porque também entendem que as crianças são o futuro. “Temos recursos federais que demoram até 4 meses e precisamos repor com recursos próprios. Essas reuniões são importantes para que alinhem as ideias e realizações. Enfrentamos muitas dificuldades, porém mesmo com poucos recursos, através dessas parcerias, podemos colher bons frutos”, garantiu.

Prefeitura de Piranhas, trabalhando juntos por uma cidade melhor.

 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger