ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Encceja: tire dúvidas sobre datas, inscrição e o que estudar para tirar o diploma do ensino médio e fundamental

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), prova que vai substituir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como diploma dos ensinos fundamental e médio.

Veja abaixo as principais dúvidas sobre o exame:

Quando a prova do Encceja será realizada?

8 de outubro (manhã e tarde)

Qual o período das inscrições?
Entre 7 e 18 de agosto.

Quem pode fazer a prova?

A partir de 15 anos para tentar o diploma do ensino fundamental; e a partir de 18 anos para tentar o diploma do ensino médio.

Quais os documentos obrigatórios?

O interessado deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua Cédula de Identidade. No caso de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, o Responsável Pedagógico deve informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do interessado, documento obrigatório para a efetivação da inscrição.

Qual o site para fazer a inscrição?

O endereço do portal oficial para inscrições ainda não foi divulgado. Atualmente, o Inep mantém informações sobre o exame no endereço: http://portal.inep.gov.br/encceja

Qual conteúdo será cobrado? O que o aluno deve estudar?

Segundo o MEC, cada área do conhecimento tem uma Matriz de Referência composta por 30 habilidades. As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

Como localizar materiais para estudo?

O Inep mantém em seu site uma coletânea. Ela pode ser acessada em http://portal.inep.gov.br/web/guest/materiais-para-estudo. Apesar da disponibilidade, o material foi editado em 2002 e deve sofrer futuras atualizações.

Como a presidente do Inep afirmou que o Enem e o Encceja terão as mesmas referências, é possível consultar o material disponível no Hora do Enem (http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem) e ainda as videoaulas do App G1 Enem.

Como será a prova?

Cada prova é composta por uma redação e por 30 questões para cada nível de conhecimento, somando 120 questões. As questões serão do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta.

A prova do ensino fundamental terá, pela manhã, ciências naturais, história e geografia. À tarde, lingua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática.

Já a prova do ensino médio terá, pela manhã, ciências da natureza e ciencias humanas. Durante a tarde são aplicadas as provas de linguagens e códigos, redação e matemática.

Qual a pontuação mínima para ser aprovado?

Para obter a certificação, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame no mínimo o nível 100 (cem), em uma escala de proficiência que varia do nível 60 (sessenta) ao nível 180 (cento e oitenta).

É preciso fazer uma prova para cada etapa de ensino?

Não. Candidatos com mais de 18 anos que não têm o diploma do ensino fundamental podem prestar diretamente o Encceja para o diploma do ensino médio.

Quais cidades receberão a prova?

O MEC diz que a lista deve ser divulgada no edital. Entretanto, o ministério divulgou uma lista com o total de cidades por estados, chegando a 564 municípios.

Locais de aplicação do Encceja

UF TOTAL DE CIDADES
AC 4
AL 6
AM 6
AP 3
BA 30
CE 16
DF 1
ES 13
GO 27
MA 9
MG 74
MS 21
MT 14
PA 31
PB 5
PE 10
PI 4
PR 49
RJ 17
RN 6
RO 12
RR 1
RO 12
RR 1
RS 76
SC 24
SE 7
SP 86
TO 12

Quantas pessoas devem fazer a prova?

A estimativa é de 222.180 participantes no ensino fundamental e de 815.731 candidatos de nível 
médio. Serão 564 municípios participantes, em contraste com as 1,7 mil cidades onde o Enem aconteceu em 2016.

O diploma será concedido pelo governo federal?

Não. O Inep é responsável por elaborar e aplicar a prova. A confecção dos diplomas ficará a cargo das secretarias estaduais.

Quem mora no exterior pode fazer a prova?

Candidatos que moram no exterior também terão a oportunidade de fazer a prova, que será aplicada 
em 10 de setembro em 10 países diferentes. A aplicação será entre 11 e 22 de setembro na Guiana Francesa (Caiena) e no Japão (Tóquio).

Em 10 de setembro as provas serão aplicadas nos seguintes locais: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã).

Como vai funcionar o Encceja para pessoas privadas de liberdade?

Ele segue o mesmo padrão, mas tem cronograma distinto.
O edital sai em 7 de agosto, as unidades terão entre 14 e 25 de agosto para aderir. As inscrições serão de 21 de agosto a 1º de setembro, enquanto a aplicaçãoserá em 24 e 25 de outubro


G1
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger