ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Campanha de Vacinação contra a Influenza termina nesta sexta (9)

Até a tarde desta quinta-feira (8), 83,46% dos alagoanos foram vacinados

Quem faz parte do grupo prioritário e ainda não se vacinou contra a Influenza tem só até esta sexta-feira (9) para ir a uma unidade de saúde da rede de atenção básica e garantir a sua proteção. Segundo balanço do Ministério da Saúde, até a tarde desta quinta-feira (8), 83,46% dos alagoanos foram vacinados, mas a meta mínima é imunizar, no mínimo, 90% das 684.523 pessoas preconizadas.

Em Alagoas, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), 73,23% das 243.040 das crianças de 6 meses a menores de cinco foram vacinadas; 85,75% dos 67.749 trabalhadores de saúde; 71,64% das 38.903 gestantes, 83,94% das 6.390 puérperas, 86,48% dos 12.089 indígenas, 91,23% dos 280.517 idosos e 90,19% dos 35.835 professores dos ensinos básico e superior já foram imunizados.


A técnica do PNI em Alagoas, Arlete Farias, fez um alerta sobre a importância do público-alvo se imunizar dentro do prazo de vacinação, para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. “É fundamental que a população busque os postos de vacinação para garantir a proteção contra a influenza, principalmente neste período, que antecede o inverno”, destacou.

Público-alvo

Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores, a novidade deste ano.

Arlete Farias explicou que a escolha dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento de infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. 

Segurança

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). De acordo com a técnica do PNI, a vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

“Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno”, ressaltou. Ela acrescentou que a transmissão do vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger