ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quarta-feira, 29 de março de 2017

Musculação versus pilates: descubra qual a prática ideal para você


Muay thai, crossfit, musculação e pilates são apenas algumas opções de exercícios físicos para quem busca hábitos mais saudáveis e melhor qualidade de vida. No entanto, a grande quantidade de práticas disponíveis pode acabar gerando dúvidas na hora de escolher a que melhor combina com o gosto pessoal e objetivo final de cada um. Dessa forma, a fisioterapeuta Leticia Barros, do SPA Sorocaba, esclarece as principais questões acerca do pilates e da musculação.

As diferenças começam já nas ferramentas utilizadas para os exercícios. Enquanto o pilates trabalha com um sistema de molas e poucas repetições, a musculação possui cargas de peso que tendem a aumentar, além de quantidade pré-definida de repetições e séries. Sobre os benefícios, Leticia explica que o pilates tem foco no tratamento, não levando em consideração perda de peso e emagrecimento. "As condutas de tratamento e exercícios indicados variam de acordo com a patologia, por isso depende muito de cada caso", explica.

Já para quem quer emagrecer, a musculação tem um gasto calórico maior que o pilates e esse gasto se estende até 15 horas pós-treino, ou seja, durante esse período o processo de emagrecimento continua. "Em caso de pacientes que necessitam de um processo rápido de perda de peso e medida, a musculação é indicada por ser mais eficaz para essa finalidade. O pilates é para quem busca, além de tratamento, condicionamento físico e equilíbrio do corpo e da mente", afirma a profissional.

A principal semelhança está na frequência sugerida. "Duas a três vezes por semana é o ideal para que o corpo seja capaz de obter bons resultados", diz. Ela reforça ainda que é importante, porém, mencionar que uma prática não substitui a outra, e que ambas devem ser realizadas com o acompanhamento e supervisão adequada de profissionais especializados. 


GazetaWeb.com
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger