ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Trump volta a atacar México e diz que relação deve mudar já


Washington, 27 Jan 2017 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou nesta sexta-feira a atacar o México, um dia após o cancelamento de uma reunião com seu colega Enrique Peña Nieto, alegando que a relação deve mudar imediatamente.

"O México se aproveitou dos Estados Unidos por muito tempo. O enorme déficit comercial e a pouca ajuda em uma frágil fronteira é algo que deve mudar JÁ!", expressou o presidente na rede social Twitter, sua arma favorita.

As relações entre México e Estados Unidos, dois países vizinhos e associados pelo Tratado de Livre Comércio da América do Norte (TLCAN), alcançaram na quinta-feira seu ponto mais baixo em décadas, em uma súbita escalada de tensões que se acelerou dramaticamente desde a chegada de Trump à Casa Branca.


Os desentendimentos aumentaram na quarta-feira, dia em que Trump assinou dois decretos sobre vigilância migratória. O primeiro deles determina o início "imediato" dos passos necessários para construir um "muro físico" na fronteira.


Além disso, o presidente americano insistiu que o México custeará, de uma forma ou de outra, a obra.


Mas diante da negativa mexicana de aceitar pagar o muro, Trump sugeriu na quinta-feira no Twitter que, neste caso, era melhor cancelar a visita marcada de Peña Nieto.


O presidente mexicano confirmou posteriormente o cancelamento também pelo Twitter.


Na noite de quinta-feira, o chanceler mexicano, Luis Videgaray, disse em Washington que a possibilidade de que seu país pague pelo muro "é inegociável".
Fonte: UOL Notícias
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger