ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Projeto-piloto de Alagoas é citado como exemplo em simpósio internacional


O projeto-piloto para primeira infância de Alagoas foi destaque durante o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, realizado, em Recife-PE. O evento é o principal encontro para debater o tema no Brasil e contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais e além do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.   

Tendo como debate central políticas públicas que deem prioridade absoluta aos cuidados com a primeira infância, o simpósio apresentou reflexões e experiências bem-sucedidas nacionalmente e no mundo. O Estado de Alagoas, mesmo com seu projeto em fase de desenvolvimento, foi destaque durante a fala do diretor presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, instituição referência no mundo sobre projetos para primeira infância.


Para o secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, a referência positiva dada a Alagoas mostra que o Estado trabalha em consonância com as principais diretrizes discutidas no mundo.

“As propostas de acompanhamento, planejamento e avaliação que desenvolvemos em Alagoas estão alinhadas aos melhores modelos. O projeto para primeira infância do nosso Estado é citado, em evento desse porte, porque temos uma equipe que atua na construção das melhores diretrizes e coloca essa política pública como base para o desenvolvimento social”, disse Pinaud.

A comitiva de Alagoas foi composta por quinze técnicos, membros do Comitê da Primeira Infância de Alagoas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e do Núcleo de Reabilitação e Educação Nutricional (Cren).

“Estamos estruturando o nosso programa, e a participação de Alagoas neste simpósio contribuirá no alinhamento das ações com as recomendações dos especialistas internacionais. Nosso programa tem características comuns com exemplos que vimos aqui, por ser liderado e financiado pelo Governo e baseado em evidências científicas e preocupação com o social”, explicou Joyce Amorim, uma das coordenadoras do comitê alagoano.

O Projeto-piloto da Primeira Infância de Alagoas está sendo implantado na cidade de Murici e será levado no início do próximo ano para outros municípios alagoanos. A iniciativa de trabalhar os cuidados com a primeira infância partiu da primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, coordenadora do Comitê Estratégico da Primeira Infância de Alagoas, atuando em conjunto com mais três secretarias de Estado.
















Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger