ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Alagoas reduz emissão de Carteiras de Trabalho em cerca de 90%

O superintendente regional do Trabalho e Emprego de Alagoas, Israel Lessa, informou à Gazetaweb, na tarde desta quinta-feira (10), que houve uma redução no número de emissões de carteiras de trabalho no estado nos últimos meses. Desde março, a quantidade de documentos emitidos diminuiu cerca de 90% somente na capital. O problema acontece não pela falta de procura, mas pela mudança no sistema de emissão do documento, que passou a ser virtual e vem apresentando problemas desde então. 
Segundo Israel, desde março, a emissão de carteiras de trabalho acontece de forma 100% informatizada. "O sistema é avançado, porém, a nossa plataforma não suportou. Em março, nós confeccionávamos cerca de 220 carteiras por dia. Hoje, estamos fazendo apenas 20, o que é uma grande redução", informou.
Durante todo o ano de 2012, cerca de 50 mil carteiras foram emitidas em Alagoas. Nos anos de 2013, 2014 e 2015, foram cerca de 100 mil documentos entregues por ano. Já este ano, a expectativa é que o número de carteiras confeccionadas seja de cerca de 7 mil. 
O superintendente disse ainda que uma equipe técnica do Ministério do Trabalho foi solicitada para tentar resolver o problema da emissão dos documentos. "Eles chegam na segunda-feira e nós esperamos que a situação seja resolvida, já que foi realizada a correção no sistema em alguns estados e, em Alagoas, isso ainda perdura", expôs.
Solução para urgências
O Ministério do Trabalho enviou este mês um lote com duas mil carteiras de trabalho para Alagoas, com o objetivo de atender à demanda das pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e precisam, com certa urgência, do documento. 
"Por exemplo, o jovem aprendiz. Ele precisa urgentemente ter a carteira em mãos quando é chamado para alguma empresa. Nestes casos, a empresa solicita, por meio de ofício, e nós fazemos a entrega o mais rápido possível, tendo em vista a necessidade", explicou.
Israel ainda informou que este tipo de serviço de urgência só é realizado na superintendência, localizada no Centro de Maceió. 
Emissão
Em Alagoas, além de Maceió, os municípios de União dos Palmares, Atalaia, Maragogi, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Arapiraca também fazem a emissão da carteira de trabalho.
gazetaweb.com
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger