ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Obama diz que decisões do COI e da Fifa são 'um pouco manipuladas'

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou em uma entrevista divulgada na segunda-feira (3) que tanto as decisões do Comitê Olímpico Internacional (COI) quanto as da Federação Internacional de Futebol (Fifa) são "um pouco manipuladas".

Ao se referir ao processo de seleção da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, no qual Chicago - antigo reduto de Obama - estava em disputa, o presidente disse ter algumas dúvidas.

"Uma delegação muito bem preparada havia viajado a Copenhague para fazer uma apresentação e (a primeira-dama) Michelle estava com eles", explicou na entrevista, concedida à "New York Magazine" no fim de agosto.

"Recebi uma ligação (...) dizendo que todos pensavam que, se eu fosse ao local, teríamos boas chances de ganhar e que poderia valer a pena ir e voltar no dia", prosseguiu.

"Então fui ao local, (mas) mais tarde entendemos que as decisões do COI são similares às da Fifa: um pouco manipuladas", acrescentou, convencido de que, "segundo todos os critérios objetivos, a candidatura americana era a melhor".

A derrota de Chicago foi um duro golpe para Barack Obama, menos de um ano depois de sua chegada à Casa Branca.

O Rio de Janeiro foi finalmente a cidade escolhida para acolher os Jogos de 2016 e, como fator agravante, Chicago foi a primeira das quatro cidades postuladas a ser eliminada.

Os Estados Unidos, que não organizam os Jogos Olímpicos desde os de Atlanta (na Georgia) em 1996, ficaram, assim, expostos a duas derrotas: em 2012 (com a candidatura de Nova York) e de 2016.

A cidade de Los Angeles, que organizou os Jogos em 1932 e em 1984, é candidata a ser a cidade anfitriã da edição de 2024. Compete com Budapeste e Paris.


GazetaWeb.com
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger