ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Integração Nacional! Descoberta do Rio São Francisco completa 515 anos


“Sou como o Rio São Francisco. Faço no tempo viagens, no espaço da noite e do dia. Indo, fluindo às margens, andando por todos os lados, sincretizando os Estados”. O paralelo de sentimentos entre os comportamentos cotidianos da população ribeirinha e o rio São Francisco é a principal inspiração do compositor Moraes Moreira ao escrever, em 1996, a letra (e poesia) da canção São Francisco, homenagem aos encantos e intensidade do Velho Chico.

Na terça-feira, 4 de outubro, comemorou-se os 515 anos da descoberta de uma das principais riquezas de Alagoas - o Rio São Francisco- que possui forte relação com o desenvolvimento das cidades às suas margens, e com os próprios moradores até os dias atuais. A data homenageia, também, São Francisco de Assis, que dá nome ao rio e representa uma das personalidades santas mais admiradas pela comunidade católica.


Na experiência de visita aos cânions do rio, produto turístico que atrai milhares de visitantes anualmente para os municípios de Alagoas e Sergipe, o turista pode conhecer o santuário de São Francisco de Assis. Durante o passeio, à bordo de catamarãs, os turistas adentram, lentamente, entre paredões e paisagens deslumbrantes, entoados por canções que remetem ao santo. A visita termina na Gruta do Talhado.


Revitalização
Com o intuito de construir propostas para a revitalização do Rio São Francisco, representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) participarão, nesta quinta-feira (6), a partir das 10h, de um debate na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).


Em Alagoas, alguns municípios, a exemplo de Piaçabuçu, vêm sofrendo com a salinização da água, sendo indispensável ampliar os debates sobre o planejamento e monitoramento do Rio São Francisco, gestão ambiental, proteção e uso sustentável dos recursos naturais e saneamento e obras hídricas.

O Programa de Revitalização da Bacia do rio São Francisco foi criado em 2004 no âmbito do Ministério do Meio Ambiente - MMA, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e outros 14 Ministérios . Entre os principais parceiros, destacam-se a Codevasf,  IMA, Ibama, ICMbio e Universidades Federais.

Com prazo de execução de vinte anos, a ação é uma política pública de articulação e integração permanente que envolve a população local e os governos federal, estadual e municipal.


Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger