ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Aluno e professora de AL são semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

O estudante Vinícius Rudney Ancelmo, 16 anos, da Escola Estadual Ciridião Durval, em Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas, é semifinalista da etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro, edição 2016, no gênero Artigo de Opinião. Ele e a professora Joseth Silva viajaram na terça-feira (25) a São Paulo, onde participaram, durante a noite, da solenidade de abertura do evento.

No artigo escrito por Rudney, sob a orientação de Joseth Silva, ele descreve o conflito que se instalou na Praia do Patacho, em Porto de Pedras, onde proprietários de imóveis ergueram cercas para evitar o acesso dos populares ao litoral. A praia foi eleita uma das mais belas do Brasil.

“Escrevi o artigo, sem muitas expectativas, sobre o conflito que vem acontecendo entre os pescadores e os empresários hoteleiros. Participei e acompanhei ativamente nas discussões de todo o processo. Então, quando surgiu a oportunidade de falar sobre o ‘Lugar onde Vivo’ – tema da OLP 2016 -, achei importante expor um problema que, apesar de local, é muito significativo e tem que ter uma visibilidade maior para que se ache a solução”, explicou o estudante.



Rudney é coordenador do grupo Jovens Protagonistas da Costa dos Corais. Os integrantes são engajados nas causas ambientais e na defesa da maior Unidade de Conservação Marinha (UCM) do País, que abrange o município de Porto de Pedras: A APA Costa dos Corais.

Ele explica que o artigo foi aprovado na etapa escolar, municipal e estadual. Professora e aluno concorrem na etapa regional, que acontece em São Paulo até o dia 27 de outubro. Se passarem, serão finalistas na fase nacional.

“Estou com as melhores expectativas possíveis. Acredito que serão dias bastante produtivos e a discussão que levantei no meu artigo irá se estender. E esse é o meu objetivo: quero realmente que se chegue a um denominador comum e o conflito seja solucionado”, declarou.

Homenagem

Uma faixa para comemorar o feito e homenagear a professora e o aluno foi estendida na fachada da Escola Estadual Ciridião Durval, no Centro da pequena Porto de Pedras. Fundada em 1939, a Escola possui 370 alunos que cursam o Ensino Médio.

O diretor da unidade, Valnei Constant, disse que toda a comunidade escolar está entusiasmada com o feito. “Estamos colhendo os frutos, porque, desde o início, participamos da Olimpíada de Língua Portuguesa, desde a sua primeira edição”, afirmou o diretor da Ciridião Durval.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o País, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa, em sua 5ª edição, é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).



GazetaWebmaragogi.com
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger