ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Uneal leva debate sobre escravidão contemporânea a escolas de Alagoas

O projeto de pesquisa “Trabalho escravo contemporâneo”, coordenado pelo professor do Campus I- Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) Gladyson Pereira vai se transformar em palestras para estudantes de escolas públicas e particulares do Estado. A iniciativa visa compartilhar as conclusões dos estudos feitos durante cerca de um ano, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Segundo o docente, a pesquisa buscou identificar comportamentos e condições escravocratas que permaneceram na cultura local, mesmo após a abolição legal da escravidão, em 1888. “O objetivo foi identificar em Alagoas as semelhanças entre a vida dos trabalhadores antes e depois da Lei Áurea chegando até os dias atuais”, explicou Gladyson Pereira.

A proposta agora é que os estudantes do ensino médio possam ter acesso ao conteúdo da pesquisa realizada pelos graduandos do curso de História Ives Leocelso, Jaine Oliveira, Johnny Gomes e Patrícia Souza, além do aluno egresso e professor de história José Marcos.

Os pesquisadores fazem parte do grupo de pesquisa Trabalhadores em Movimento, sob direção do professor Aldemir Barros da Silva Júnior. “Professores de todas as áreas de humanas de escolas públicas ou particulares podem solicitar a visita do grupo que trabalha com vídeos e palestras”, ressalta Gladyson.


As atividades foram iniciadas em Arapiraca com estudantes da Escola Estadual Costa Rêgo. “Discutimos o trabalho escravo contemporâneo em Alagoas com os alunos das quatro turmas de 3º ano médio, por meio de vídeos e palestra”, afirmou.

As escolas interessadas em receber a visita dos pesquisadores da Universidade podem marcar o encontro pelo telefone (82) 99680.5669.  O projeto será encerrado em fevereiro de 2017.  


 Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger