ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Samu garante transferência de paciente alagoano para Recife


Uma operação conjunta envolvendo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas e Pernambuco resultou na transferência exitosa de um paciente do Sertão de Alagoas até Recife. A ação ocorreu na terça-feira (27) e salvou a vida de um adolescente de 14 anos, que apresentava um quadro de hepatite fulminante.

Muito debilitado, o adolescente necessitava ser transferido com urgência para a capital pernambucana, visando ser submetido a um transplante de fígado. Por estar altamente debilitado, o paciente necessitou ser encaminhado em caráter de urgência.

A transferência ocorreu do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, onde o adolescente estava internado. O processo de transferência teve início um dia antes, quando a equipe do hospital sertanejo entrou em contato como o Hospital Oswaldo Cruz, em Recife, pleiteando a vaga.


Paralelamente, a equipe médica de regulação do Samu Arapiraca já estudava a forma mais rápida e eficaz para transferir, a qualquer momento, o paciente com total segurança. Às 5h da terça-feira (27), uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu partiu da base de Santana do Ipanema com destino a Garanhuns (PE), onde uma aeronave do Samu Pernambuco já aguardava o paciente.

“O processo demonstra a força que as Redes de Atenção à Saúde possuem no cenário do SUS nacional. Foi um trabalho bem coordenado e sincronizado pelos vários atores envolvidos, tanto de Alagoas quanto de Pernambuco”, destacou o assessor técnico do Samu Arapiraca, Fabiano Lúcio de Almeida.


 Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger