ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Ribeirinhos farão homenagem e encenarão papéis de Domingos Montagner

Domingos Montagner deixou muita saudade na população ribeirinha que vive nas margens do Rio São Francisco. O ator, que causou uma verdadeira comoção nacional ao ter a sua morte anunciada, terá seus principais papéis interpretados na encenação que acontecerá durante a homenagem dos moradores do município de Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE), na próxima quarta-feira, 21, a partir das 14h, na Prainha de Canindé de São Francisco.
O EGO teve acesso aos registros dos bastidores do ensaio da celebração póstuma, que ocorreu na noite desta segunda-feira, 19. Segundo Fabio Moura, poeta e diretor teatral responsável pelo ato em homenagem ao ídolo, a montagem terá duração de 20 minutos. "Será rápida, porém, muito rica. Vamos reverenciar os personagens mais famosos de Domingos. Terá palhaço, cangaceiro e até o Santo dos Anjos, de 'Velho Chico'. Nossa intenção é eternizar a brilhante carreira do ator que tanto fez por nossa terra", declarou Fabio.
Montagner, o Santo de "Velho Chico", morreu na última quinta-feira, 15, após desaparecer no Rio São Francisco, em Sergipe. Ele tinha viajado para o Nordeste para gravar cenas da novela, foi tomar um banho de rio e, depois do mergulho, não voltou à superfície. O artista estava junto com a atriz Camila Pitanga, que pediu socorro após o colega ser levado pela correnteza. Deixou três filhos e mulher.
A gratidão dos artistas locais por Domingos é tão grande que Fabio escreveu até um poema em memória do ator que será lido após a peça teatral. "A muito tempo passado, fui Ópara rio-mar. Soberano solto sem dono. Livre corria para todo lado. O rio dos currais da lavoura e criação de gado. Como um santo me dou para a nação. Sou o rio da integração, de pirapora a pilão arcado. Em algum lugar, ilumino o sertão, hoje castigado, assoreado, correndo navegando em um leito de pedras e pedindo espaço entre o granito. Saudades do povo ribeirinho... Sou vida. Sou ator. Sou personagem principal na história. Sou são. Sou santo. Sou agora o Rio São Francisco. Sou velho Chico", diz o texto em homenagem a Domingos.
Ribeirinhos ensaiam cenas em homenagem a Domingos Montagner
FOTO: ARQUIVO PESSOAL




















Missa com quatro padres em homenagem a Domingos Montagner
Domingos Montagner terá uma missa campestre celebrada em sua homenagem na Prainha de Canindé de São Francisco, em Sergipe, na próxima quarta-feira, 21. O evento acontecerá após o ato ecumênico e artístico, que acontecerá no mesmo local, a partir das 14h, com representantes de igrejas evangélicas, templos budistas, tribos indígenas e pessoas da sociedade civil e organizada das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco.
A missa será celebrada por quatro padres da região e tem previsão de encerramento às 18h, com o canto da "Ave Maria Sertaneja", que é muito ultizado por fiéis do sertão nordestino, que serviu de referência para dois personagens de sua carreira: o Santo, de "Velho Chico", e Herculano, de "Cordel Encantado". O ator Umberto Magnani, que interpretou o Padre Romão na mesma novela e morreu vítima de um acidente vascular encefálico, também será homenageado na ocasião.


GazetaWeb.com

 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger