ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Programa Uma Escola em Cada Esquina deverá alfabetizar 1,2 mil alunos em Arapiraca e municípios vizinhos

Mais um compromisso do Governo do Estado com a educação de jovens e adultos, o Programa Uma Escola em Cada Esquina/PBA [Programa Brasil Alfabetizado] já deu início a 9ª etapa, que deverá alfabetizar 12 mil alagoanos. Destaque na última edição do programa, com 2,4 mil alfabetizados, a 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), que abrange Arapiraca e municípios circunvizinhos, deverá alfabetizar 1,2 mil alunos, em 141 turmas.

Destacando os atuais índices de analfabetismo do Estado, onde declarou que mais de um quinto da população ainda encontra-se neste patamar, e ratificando a importância em corrigir “esta dívida social”, durante a aula inaugural, em Arapiraca, para alunos, coordenadores de turmas e professores, o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, reafirmou o compromisso do governo com as políticas públicas para a educação.

“A alfabetização de jovens e adultos não cria só uma perspectiva para o jovem e o adulto que estão sendo alfabetizados. Ele muda a capacidade de compreensão destes perante suas obrigações sociais e responsabilidades, sendo exemplo inclusive no leito familiar, com seu filho ou seu irmão mais novo. Abrir as portas e oportunidades para o jovem e o adulto para poderem se alfabetizar é ganhá-los para o processo da educação, não só deles, mas de toda a família e comunidade”, ressaltou Barbosa.   

Durante a cerimônia, coordenadores e alfabetizadores assinaram os termos de compromisso voluntários e receberam os certificados da formação no programa Uma Escola em Cada Esquina/PBA. E os estudantes, por sua vez, ganharam os kits escolares.

Expectativa

Para Francisco de Oliveira, de 70 anos, morador do município de Traipu, e dona Maria dos Prazeres Lúcio dos Santos, de 66 anos, moradora do povoado Folha Miúda, em Craíbas, o programa reacende esperança em novas descobertas.


“Chegou a oportunidade que eu esperava. A professora disse que esta escola é diferente. Que ela vai ter paciência e eu vou poder ler a bíblia”, comemorou dona Maria dos Prazeres, com um largo sorriso.

Segundo a coordenadora do Uma Escola em Cada Esquina/PBA, em Girau do Ponciano, Edna Farias, sete turmas foram formadas e aproximadamente 60 alunos da faixa entre 60 e 80 anos estão matriculados, dentre eles Francisco de Oliveira e Maria dos Prazeres.


 Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger