ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Parceria fortalecerá ações do projeto-piloto da Primeira Infância em Alagoas

O Governo do Estado deverá ganhar nos próximos dias um aliado de peso na formação de uma nova geração de alagoanos. Uma parceria com a Danone Brasil, dentro do projeto-piloto da Primeira Infância, foi o tema da reunião ocorrida na quarta-feira (21) entre o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e o secretário-geral da empresa no país, Wilson Melo. A ideia é viabilizar uma parceria que fortaleça as ações do projeto-piloto, lançado este ano no município de Murici.

No encontro, na sede administrativa da Danone, em São Paulo, Wilson Melo apresentou à comitiva alagoana o trabalho já desenvolvido pela empresa em nível mundial, voltado para os primeiros mil dias de vida. “Estávamos muito animados com a visita do secretario para discutirmos a possibilidade de parcerias e explorar o que poderíamos fazer juntos. Mas eu não tinha ideia da felicidade que teríamos em saber do programa da Primeira Infância, da preocupação do Governo de Alagoas com esse tema. Isso vai completamente ao encontro do nosso projeto, do nosso interesse”, disse Melo.

“Para a Danone em todo o mundo, não há nada mais importante dos que esses primeiros mil dias. Esse é nosso grande projeto global. Em São Paulo, temos um andar da nossa sede com 180 funcionários dedicados a isso. E saber que existe um Estado com a mesma preocupação e, mais do que isso, que tem estrutura, investimento e vontade de fazer com que as coisas aconteçam, para nós da Danone é muito importante. Não tenho dúvidas de que vamos fechar uma parceria muito proveitosa para Alagoas”, afirmou o secretário-geral da Danone Brasil.

Sintonia
Para o secretário do Desenvolvimento Social de Alagoas, o momento em que surge a parceria com a Danone não poderia ter sido melhor. “O projeto-piloto da Primeira Infância teve sua implantação há apenas um mês. Nós sabíamos que a Danone poderia dar um impulso muito grande ao projeto, mas não imaginava que encontraríamos esse nível de alinhamento entre os nossos ideais e concepções, uma sintonia perfeita com nossa convicção sobre a importância do investimento na primeira infância para o desenvolvimento pleno dos nossos futuros cidadãos. A união com a Danone será extremamente valiosa para o Estado”, avaliou Pinaud.

A parceria será tema de uma nova reunião agendada para o próximo dia 29, desta vez em Maceió, com a presença o governador Renan Filho.

Projeto-piloto
Instalado em agosto no município de Murici, o projeto-piloto da Primeira Infância é uma iniciativa intersetorial que reúne as secretarias de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Saude (Sesau) e Educação, sob a coordenação estratégica da primeira-dama Renata Calheiros. O município de Murici foi escolhido para sediar o projeto-piloto do Programa da Primeira Infância por diversos fatores, positivos e negativos, entre eles sua proximidade com a capital alagoana, a existência de creches e hospital, sua baixa capacidade de investimentos públicos e carência em capacitação e treinamento voltados à primeira infância.

De acordo com dados já levantados pela equipe técnica intersetorial, 50% das crianças de Murici menores de 2 anos apresentam algum grau de desnutrição. Entre 2 e  6 anos, a prevalência da desnutrição é de 32,07%. Inicialmente, cerca de 3.800 crianças devem ser beneficiadas pelo projeto-piloto na cidade.

Danone
Atuando no Brasil há 45 anos, a Danone apresenta hoje um faturamento mundial de 30 bilhões de euros por ano. Com seu portfólio voltado para a nutrição saudável, a empresa trabalha os nichos de produtos lácteos, água, nutrição especializada (voltada para consumidores com restrições médicas) e nutrição infantil, dominando, neste último, 48% do mercado nacional. 


 Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger