ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Levantamento mostra Alagoas com maior aumento de arrecadação ICMS no Brasil

O Jornal Valor, um dos mais importantes na área de economia do Brasil, fez um levantamento com 17 Estados sobre a arrecadação de Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e descobriu que apenas quatro deles a arrecadação do ICMS em relação ao mesmo período do ano passado aumentou, e um dos grandes destaques vem sendo o Estado de Alagoas.
Alagoas apresentou um resultado fantástico no mês de agosto, chegando a um aumento de 44.90% na arrecadação de impostos em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano Alagoas só perde para o Amapá e é um dos quatro estados que mostram números positivos.
Entrevistado pelo Valor o secretário de finanças George Santoro explicou que estes números positivos se dá mais pelo esforço de fiscalização do que ao aumento da atividade econômica, o que é preocupante. “Esse pode ser o primeiro ano, diz, em que a arrecadação própria com esse imposto vai superar o que o Estado recebe do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que tem caído por causa da variação negativa do recolhimento dos principais impostos pela União” explicou Santoro.
Maquina Deteriorada
O secretário disse ainda a reportagem do Valor que Alagoas tinha uma situação muito deteriorada na máquina de arrecadação do Estado.
“Quando assumimos o governo, alteramos muitas coisas. Várias normas precisavam ser atualizadas, toda legislação de substituição tributária do Estado estava defasada"
Santoro explica, contudo, que mesmo com os números positivos na arrecadação do ICMS, a atividade econômica continua a “patinar” no Estado. “O setor de turismo, comenta, está indo bem, o que estimula o comércio, mas a alta é suficiente apenas para compensar a retração das vendas para a população local, por causa da recessão. O que tivemos de aumento da receita, até agora, foi mais por mudanças tributárias do que qualquer reação de atividade”
No final o secretário disse que a arrecadação extraordinária de agosto, que subiu 44,9% em relação ao mesmo período do ano passado, decorreu de um fator pontual, com o recebimento de valores atrasados de alguns contribuintes
Veja aqui o levantamento completo do Jornal Valor
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger