ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Estudantes de AL participam dos Jogos Escolares da Juventude


Cento e cinquenta estudantes representarão Alagoas na etapa infantil dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em João Pessoa, na Paraíba, no período de 20 a 29 de setembro. Maior celeiro para revelação dos talentos do esporte brasileiro, os JEJ são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e contarão com a participação de 3.850 atletas de 12 a 14 anos competindo em 13 modalidades esportivas: atletismo, futsal, voleibol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, handebol, ciclismo, badminton e ginástica rítmica.

A primeira parte da delegação alagoana – composta pelos atletas dos esportes individuais (atletismo, judô, natação, ginástica rítmica, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, badminton e luta olímpica) – segue para João Pessoa nesta segunda-feira (19) pela manhã, enquanto a comitiva das modalidades coletivas (basquete, voleibol, futsal e handebol) viaja para a capital paraibana no dia 24.

Judô

Na delegação alagoana, uma das maiores comitivas é a do judô, com 15 judocas – 7 do masculino e 8 no feminino. O grupo tem muitos atletas experientes, os quais inclusive conquistaram medalhas em brasileiros de judô, a exemplo de Luiz Filipe Alves, da Escola Estadual Theonilo Gama, campeão no Brasileiro Regional 2015 e bronze na edição 2016 deste mesmo evento e Iasmyn Medeiros, aluna do IFAL Campus Piranhas, que conquistou bronze no último Brasileiro Sub 15.

“Ao longo do ano, nossos judocas vem participando de diversas competições, o que os faz ganhar volume de luta. Boa parte deste grupo inclusive já conquistou medalhas nos regionais e brasileiros de judô”, explica Ricardo Sérgio Santos, professor da Escola Theonilo Gama e um dos treinadores da equipe.

Natação

Na natação, seis atletas conquistaram o índice que dá direito à classificação para os JEJ: Lais Maria Rego (Colégio Imaculada Conceição, de Penedo), Jayane Milena Xavier (Escola Estadual Silveira Camerino), Pedro Albino Souza (Colégio Santa Úrsula), Pedro Gustavo Araujo (Escola Paraíso das Águas), Cauã Inácio Santos (Maria José Loureiro) e Erick Silva Nunes (Maria José Loureiro).

O treinador da equipe, o presidente da Federação Aquática do Estado de Alagoas (Faeal), Henrique Costa, conta que o esporte registrou um grande avanço no período de um ano: em edições passadas, Alagoas levava de 2 a 3 nadadores para os JEJ, enquanto, este ano, 11 medalhistas dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) obtiveram índice para o nacional. No JEJ 2015, o Estado não teve representantes classificados para a etapa infantil e nenhuma atleta da categoria feminina.

“Conseguir classificar estes atletas no infantil é muito importante, pois nos dá uma base para que busquemos resultados ainda melhores em dois, três anos”, avalia Henrique.


Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger