ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Eleição pode significar queda dos Damasceno Freitas

Matéria produzida por Voney Malta , cadaminuto.com.br

O ano de 2016 tem sido dificílimo para os Damasceno Freitas e aliados. Um importante aliado foi afastado do cargo, o prefeito Cristiano Mateus, de Marechal Deodoro, que já foi casado com Melina, ex-prefeita de Piranhas, terra natal do clã, e atual secretária Estadual de Cultura, enrolada numa série de processos.
Recentemente o líder da família, o desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas – que já foi promotor de justiça e deputado estadual – foi afastado do cargo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Um golpe que pode terminar sendo fatal de acordo com o resultado das eleições municipais. É que a família começou a perder apoios políticos, com os adversários encontrando disposição para enfrentar os Damasceno Freitas, nas urnas.
Nas principais bases eleitorais a situação é crítica. Em Delmiro Gouveia o candidato da família é Valdo Sandes. No entanto, a disputa está polarizada entre o Padre Eraldo e o deputado federal Givaldo Carimbão, com maiores chances para o primeiro.
Em Piranhas Maristela Sena (PP) é a favorita, segundo pesquisas e opiniões de analistas políticos, contra o deputado estadual Inácio Loiola, ex-prefeito do município e irmão do desembargador afastado.
Em Olho D’Água do Casado a situação também é complicadíssima. O petista Zé da Emater – que desde a última eleição, quando foi derrotado por 97 votos, vem defendendo investimentos no turismo – tem chances de vitória.
Ele enfrenta Diogo, que é filho de Wellington Damasceno Freitas, o Xepa, ex-prefeito e também irmão do desembargador afastado. O vice do filho de Xepa foi indicado pelo próprio pai, Élio Marques de Alencar. Esse grupo também tem o apoio do atual prefeito, José Gualberto.
Juntos, Xepa, Gualberto e Élio já comandaram o município por cerca de 30 anos. Porém, a situação é complicada. Pra se ter ideia do grau de insatisfação da população, o município completa hoje (21) 54 anos de emancipação política sem que haja uma obra sequer para ser inaugurada, o que alimenta o discurso da oposição.
Do lado da situação, são crescentes as ameaças de mortes feitas a alguns simpatizantes dos adversários da oposição, independente do resultado do pleito.
EM TEMPO: Além de Zé da Emater  - que tem o apoio de 5 dos 9 vereadores – e Diogo, outros dois nomes disputam a eleição no campo da oposição:  um é Luciano de Bidinha. O outro é o vereador Welton de João do Calçamento. Pelos nomes, caro leitor, não pense que ambos são personagens da novela Velho Chico ou criados por poetas da literatura popular da região. São personagens mesmo da cidade. Um é cria de Bidinha, o outro de João do Calçamento.
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger