ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

sábado, 10 de setembro de 2016

Educadores de Arapiraca e região comemoram superação de metas do Ideb 2015

Educadores de Arapiraca e dos outros nove municípios que compreendem a 5ª Gerência Regional de Educação (Gere) comemoram os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2015, divulgado na última quinta-feira (9).

Dos dez municípios, nove superaram as metas estabelecidas. Em um comparativo entre a meta projetada e o índice geral observado, foram obtidos os seguintes resultados, respectivamente: Arapiraca, de 4.4, alcançou 4.6; Coité do Noia, de 4, obteve 4.5; Craíbas, de 3.8, conquistou 4; Feira Grande, de 3.9, subiu para 4.4; Girau do Ponciano, de 3.8 para 4; Lagoa da Canoa, manteve o índice 3.8; Limoeiro de Anadia, de 3.9, alcançou 4; São Sebastião, de 3.8, conseguiu atingir 4.2; Taquarana, de 4.4, foi à 5.3, meta que era estipulada para município somente em 2021.

Apenas Traipu não atingiu a meta. Dos 4.2 estipulados, obteve 3.7. Entretanto, de acordo com os números, a Escola Estadual Moreno Brandão, naquele município, superou suas metas tanto no ensino fundamental I, do 1º ao 5º, de 4.1 para 5.2, quanto no fundamental II, do 6º ao 9º, de 3.4 para 4.2.

Reconhecimento
De acordo com a gerente da 5ª Gere, Willany Felix, este resultado é fruto das ações implementadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), sobretudo pelo fortalecimento da parceria entre as redes.  

“Em 2015 iniciamos com a implantação de novas ações e implementamos outras já em andamento. Tanto nas escolas da rede estadual, como conseguimos estabelecer uma parceria muito grande com as dez Semeds, realizamos reuniões mensais com secretários e equipes, repassando todas as orientações dos programas implantados pela Seduc, a exemplo do Sistema de Ação Básica de Ensino (Sabe), além de formações e monitoramentos sistemáticos das equipes, implementação dos laboratórios de aprendizagens, implantação de turmas de correção de fluxo, projetos de leitura e a grande participação nas Olimpíadas de Língua Portuguesa e de Matemática (OBMEP)”, detalhou Willany.   

Para o vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, as conquistas são frutos do esforço dos servidores que se empenham na melhora do ensino público. 

"O resultado do Ideb é fruto de um esforço coletivo. Aos que bateram as metas, meus parabéns e o reconhecimento da Seduc; aos que evoluíram em relação ao Ideb anterior, meus agradecimentos pelo empenho; e aos que não tiveram êxito, meu apoio e solidariedade para dispersar as dificuldades e vencer os desafios dentro da escola”, destacou o secretário Luciano Barbosa.  

“Vamos dar as mãos e, num trabalho coletivo, mostrar que Alagoas tem bons profissionais da educação, que Alagoas pode produzir uma melhor qualidade de ensino para nossos jovens", completou o secretário.


Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger