ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Descubra todas as possibilidades que o Enem oferece

Faz tempo que o Enem deixou de ser apenas uma prova para avaliar a qualidade do ensino médio e se tornou “o maior vestibular do país”.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece uma vez por ano, tem milhões de participantes e serve para conseguir uma bolsa em faculdade particular, entrar na universidade pública sem fazer vestibular, obter financiamento estudantil, comprovar a conclusão do ensino médio e muito mais!

Descubra para que serve o Enem e tudo o que você pode fazer com seu desempenho no Exame!

1. Bolsa de Estudos do ProUni

O Enem serve para entrar no Programa Universidade para Todos (ProUni), uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares para quem ainda não tem um diploma de nível superior.

O ProUni acontece duas vezes por ano, no início do primeiro e do segundo semestre. Para se inscrever, é obrigatório ter feito o Enem no ano anterior e ter um bom desempenho no Exame: pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

Quanto maior a sua nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma bolsa em faculdade particular pelo ProUni. Isso porque o processo seletivo classifica os candidatos exclusivamente pela nota do Enem, preenchendo as vagas com aqueles candidatos que obtiveram as maiores notas no Exame e concorrem a uma vaga no mesmo curso e faculdade.

O ProUni tem também requisitos de renda e escolaridade, entre outros. O processo é gratuito e as inscrições são feitas pela Internet, usando o mesmo número de inscrição e senha do Enem.

2. Vaga em universidade pública sem vestibular, com o Sisu

O Enem também serve para participar do Sistema de Seleção Unificada, um programa do Governo Federal que classifica candidatos a uma vaga emuniversidades públicas utilizando somente a nota do Enem, sem a necessidade de fazer o Vestibular Tradicional.

O Sisu também acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Não tem limite de renda para participar, mas o candidato precisa ter feito o Enem no ano imediatamente anterior e não pode ter zerado na redação. As universidades participantes podem determinar notas mínimas para entrar em seus cursos.

As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser feitas pela Internet.

3. Financiamento do FIES

Quem concluiu o Ensino Médio a partir de 2010 precisa ter feito o Enem para solicitar o FIES.

O FIES é um financiamento do Governo Federal que ajuda a pagar a faculdade privada. A taxa de juros é de 3,4% ao ano e o estudante só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado.

As regras do FIES mudaram em 2015 e agora, além de ter feito o Enem, quem se formou a partir de 2010 deve apresentar um desempenho mínimo no Exame para participar: 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

Professores efetivos da rede pública de ensino não precisam fazer o Enem caso estejam pedindo o FIES para pagar curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Quem se formou antes de 2010 também não precisa apresentar nota do Enem.

4. Complemento do Vestibular

Algumas universidades, principalmente públicas, utilizam o Enem para complementar a nota do Vestibular.

As regras e critérios de seleção variam bastante entre as instituições. De maneira geral, se você for bem no Enem pode usar essa nota junto com o Vestibular Tradicional para melhorar sua pontuação e, assim, aumentar suas chances de conseguir uma vaga no curso dos seus sonhos.

5. Substituição do Vestibular

Em alguns casos, a nota do Enem pode substituir completamente as provas do Vestibular. Basta apresentar seu desempenho e, caso ele esteja dentro dos critérios exigidos pela universidade, é só fazer a matrícula.

Isso acontece com bastante frequência em faculdades privadas e as notas mínimas variam de acordo com a instituição.

Confira algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam o ENEM como vestibular:

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade de Franca (UNIFRAN)

-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

-Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) - em Fortaleza

-Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) - em Recife

-Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) - em Salvador

6. Certificado de Conclusão do Ensino Médio

O Enem também serve para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Pessoas que, por algum motivo, não estão em uma escola regular ou pararam de estudar há muito tempo podem utilizar esse recurso para comprovar sua escolaridade.

Para obter o certificado, é necessário marcar essa opção no ato da inscrição do Enem, ter pelo menos 18 anos completos na data da primeira prova e atingir a pontuação exigida: pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação.

Vale lembrar que alunos regulares do ensino médio não precisam fazer essa opção, pois ao passarem de ano na terceira série do ensino médio já receberão o certificado automaticamente.


MSN
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger