ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Comunidades tradicionais do Alto Sertão são contempladas com ações de cidadania

Mais do que aproximar o cidadão do interior dos serviços públicos estaduais, o Dia D Governo Presente facilita a vida da população que habita em comunidades distantes. Em sua quarta edição, que acontece desta terça (13) até quinta-feira (15), o evento contempla povoados tradicionais de municípios sertanejos alagoanos de Água Branca, Pariconha e Ouro Branco.
 
Nesta terça-feira (13), a comunidade Quilombola Lagoa das Pedras, em Água Branca, foi beneficiada com serviços de saúde, cidadania e lazer. Ao menos mil pessoas participaram das ações desenvolvidas pelas Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social, Trabalho, Mulher e Direitos Humanos, Prevenção à Violência, Meio Ambiente, Lazer e Juventude, além dos Institutos de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e de Identificação.

Para a agricultora aposentada Nair Maria da Conceição (70) poder fazer a segunda via da carteira de identidade durante o mutirão do Dia D Governo Presente foi muito importante, diante da dificuldade e distância da sua residência até o cartório de Água Branca.
 
“O mutirão do Governo na comunidade Lagoa das Pedras facilitou muito a minha vida. Tudo perto da gente, que tem dificuldade em ir à cidade. Preciso tirar o Cartão do Idoso, que também está sendo ofertado aqui. Então, pegando a minha segunda via, já faço o cartão do idoso, para que eu possa viajar gratuitamente, quando precisar,” falou a agricultora.

Segundo o coordenador das comunidades quilombolas do Alto Sertão, Mareval Gomes, com esta ação do Dia D Governo Presente, cinco comunidades tradicionais dos municípios de Pariconha e Água Branca estão sendo favorecidas, além de povoados próximos.

“É de extrema relevância atender às demandas da nossa gente. Apenas na comunidade Lagoa das Pedras são 87 famílias que, para conseguirem pegar senha e fazer suas carteiras de identidade, precisavam dormir no local e ainda voltavam para casa sem seus documentos, já que as senhas eram limitadas. Com o evento, toda a comunidade é contemplada, principalmente os idosos, que não podiam se deslocar,” ressaltou o líder comunitário, com gratidão ao governo do Estado.
 

Algumas ações 
Saúde - Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde realizam aferição de pressão, testes de glicemia e orientações nutricionais e prevenção de doenças. 
Assistência e Desenvolvimento Social – Realizam a emissão do Cartão do Idoso.
Trabalho e Emprego – Ponto de atendimento dos Programas Jovem Empreendedor e Conecta Alagoas.
Meio Ambiente – Plantio de Craibeiras (árvores símbolo de Alagoas), oficina de compostagem, palestras educativas com ênfase à reciclagem.
Mulher e Direitos Humanos – Sensibilização e fortalecimento da cidadania e direitos da mulher, por meio de palestras.
Instituto de Identificação – Emissão de, ao menos, 300 documentos de primeira e segunda vias da Carteira de Identidade


Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger