ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

sábado, 24 de setembro de 2016

Arte conta histórias e ganha o mundo pelo olhar de um alagoano

Não ia demorar muito para que os traços cheios de humor incorporados aos cartoons, tirinhas e charges do alagoano de apenas 12 anos ganhasse o mundo. Com o talento nato para desenhos e criatividade de sobra na hora de criar, Rafael Pimentel conta história por meio de arte. Desde muito cedo, sabia que sua trajetória caminharia lado a lado com a imaginação e foi na Publicidade que encontrou a melhor forma de aplicar originalidade aos negócios.

Já com 17 anos, Rafael embarcava para a cidade de São Paulo para iniciar a graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi na maior metrópole do país que o publicitário acumulou vivências em grandes agências e mergulhou de vez no universo das campanhas.

 
Foi quando decidiu engatar uma especialização na conceituada Miami Ad School. Em um ano de curso, o alagoano já seria selecionado para concluir os estudos na rede europeia da Escola, na Alemanha, e ingressar na sua primeira experiência multicultural.

“Foi um período bem interessante. Estive em contato com estudantes do mundo todo, que gostavam de trabalhar com perfil de criatividade, reunidos em um mesmo ambiente. São nestas oportunidades que ganhamos uma nova perspectiva de produção e mercado. É preciso gostar de observar o comportamento das pessoas, entender a quem sua marca está servindo e compreender como funciona o campo da motivação e interesses. É um desafio diário”, conta Rafael Pimentel.

De volta ao Brasil, em 2005, o publicitário sabia que sua relação com os alemães estava apenas começando. O convite de um antigo professor para trabalhar como desenvolvedor de conceitos e campanhas, na cidade de Berlim, levaria Rafael para seu primeiro voo internacional já como profissional. De lá pra cá, são 10 anos de bagagem e uma sintonia constante, ainda que a distância, com o humor, a cultura e hábitos brasileiros.

“Aprendi mais sobre o meu país na Alemanha do que quando vivia aqui. O contraste faz a gente enxergar o nosso. Não é fácil fazer publicidade, ainda mais difícil é um alagoano vender ideias e convencer em alemão. Vender criatividade é complicado, porque o que é original não transmite familiaridade, as melhores ideias deixam as pessoas desconfortáveis. É necessário estar em uma constante quebra de paradigmas e, principalmente, conviver com a possibilidade de desagradar alguém.”, explica o atual Copyrighter da agência Scholz & Friends. Confira o portfólio no endereço eletrônicohttp://rafaelpimentellopes.carbonmade.com

Novos talentos
 
Com clientes que vão desde seguros, revistas até grandes marcas de carro alemãs como a Opel, Rafael destaca que a palavra de ordem no campo da Publicidade é a reinvenção.

E se da Europa o profissional consolida uma história de sucesso com a multimidialidade na mercadologia, a origem e essência alagoana não são deixadas de lado durante o processo. É pela vontade de contribuir com os jovens talentos, inclusive, que o publicitário dedica algumas de suas visitas ao Brasil.

“Temos pessoas muito boas aqui, talentos incríveis, mas, infelizmente, ainda falta ambiente para acolhê-los. Valorizar o novo é importantíssimo. Vivemos em um mundo sem barreiras; basta ser curioso e estar sempre aberto a consumir conteúdos de vários tipos. É isto que eu sempre busco passar para os jovens”, ressalta.


Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger