ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Secretaria de Educação abre Semana da Pessoa com Deficiência


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu oficialmente, na tarde de segunda-feira (22), a vigésima edição da Semana da Pessoa com Deficiência com a comemoração dos 22 anos do Centro de Educação Especial Professora Wandette de Castro, a principal referência do Estado no acompanhamento a alunos com deficiência intelectual, especialmente autistas.

De acordo com a diretora do Centro, Aracy Felix Silva, a instituição desenvolve hoje um trabalho educacional e social com 114 estudantes matriculados nas redes estadual e municipais da capital e do interior que recebem acompanhamento pedagógico. Isso inclui, dentre outras ações, suporte para o trabalho de inclusão das escolas, preparação para o mercado de trabalho, apoio e desenvolvimento aos familiares, além da formação a profissionais da educação.    
                    
"Esta data tem um significado muito importante pelo que este Centro representa. É um trabalho de muita dedicação e união, resultando na credibilidade hoje conquistada. Infelizmente, ainda não conseguimos atender a toda a demanda existente​ e, por isso, o Wandette está de portas abertas para a preparação d​e​ profissionais”, destacou Aracy.                    
    
Em uma homenagem aos educadores especiais, cujo dia foi comemorado também nesta data, a secretária executiva da Seduc, Laura Souza, reafirmou a importância e o apoio ao Centro. "Este é um momento especial para a Seduc. Fico pensando quantas vidas foram transformadas a partir deste trabalho. É uma instituição que precisa ser apoiada e terá sempre nossa atenção​, pois a gente não consegue fazer inclusão sem o apoio aos profissionais envolvidos", destacou.


Reconhecimentos 

Além da animada apresentação da banda fanfarra de estudantes autistas do centro aniversariante, também houve depoimentos de pais e alunos e homenagens a profissionais e voluntários do Wandette.    
                    
"Este centro é tudo para minha vida e da minha família. Hoje vejo meu filho uma criança inclusa graças ao trabalho diferenciado desta equipe, que também cuida de nós, familiares.  Ele é aluno do 6º ano na escola regular e um dos destaques da sua sala, tendo recentemente obtido nota máxima em um simulado realizado. Ele é meu grande aprendizado diário", afirmou Mauriceia Ferreira da Silva, mãe do André Ferreira, que há nove anos frequenta o centro. 
                       
Outra mãe emocionada foi Mirian Monteiro, mãe de Caio Matheus, de 11 anos de idade e, desde os 4, acompanhado pelos profissionais do Wandette. "O Wandette mudou a vida dele e a minha também. Não sabia e não conhecia o autismo e aqui recebemos o apoio necessário, fomos bem acolhidos. E já registramos avanços: antes ele era totalmente dependente de mim, mas, hoje, alimenta-se, veste-se e faz praticamente tudo sozinho, graças a este trabalho", reconheceu.

Programação 

A Semana da Pessoa com Deficiência na Seduc terá continuidade nesta terça-feira (23) com um seminário das 8h às 17h no Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor), no Cepa. Na programação, ainda constam, dentre outras ações, a comemoração dos 10 anos do Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS), no dia 25; um seminário sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) para profissionais da educação e pais de alunos com deficiência em Rio Largo no dia 26; aniversário de 40 anos do Centro Cyro Accioly no dia 29 e o cinema da inclusão nos dias 30 e 31.​

 Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger