ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

sábado, 27 de agosto de 2016

Homens, com ensino médio completo e acima dos 30 são maioria entre os candidatos

Dados disponibilizados pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) esta semana revelam que 7.136 candidatos devem disputar as eleições municipais este ano em Alagoas. Mas, se engana quem pensa que o grande número de concorrentes é sinônimo de diversidade. As estatísticas revelam que homens, com ensino médio completo e acima dos 30 são maioria no pleito.
Os homens representam 69% dos que pediram o registro de candidatura, contra 31% de mulheres. São 4.924 homens e 2.212 mulheres. O percentual de candidatos é 1% menor do que o registrado na eleição de 2014 e atende, basicamente, a uma determinação da lei, que determina a reserva de, no mínimo, 30% das candidaturas para as mulheres.
"Esses números não são representativos do perfil da população e, de forma mais específica, dos eleitores. O que temos, mesmo com as cotas, é uma sub-representação feminina. E tende a piorar depois da divulgação dos resultados. Em geral, a representação feminina nos cargos públicos gira em torno de 10% apenas", explica a cientista política Luciana Santana.
Quando o quesito é grau de escolaridade, as estatísticas do TSE mostram que houve uma mudança no perfil dos candidatos em Alagoas, na comparação com os números da eleição de 2014. À época, a maioria dos candidatos tinha nível superior completo. Logo abaixo estavam os que tinham ensino médio completo, seguidos dos que tinham superior incompleto.
Este ano, a maior parte dos candidatos tem ensino médio completo, seguido dos que têm superior completo. Mas, o que chama a atenção é o grande número de candidatos que têm ensino fundamental incompleto. Eles somam 1.053 pedidos de registro, um crescimento exponencial, se comparados a apenas 14 com a mesma escolaridade em 2014.
Luciana Caetano faz análise de dados disponibilizados pelo TSE
FOTO: ARQUIVO
No entanto, para a cientista política Luciana Santana, o grau de escolaridade não necessariamente implica em uma gestão melhor no caso de prefeitos. "Contribui, mas não define resultado político. É importante considerar as alianças políticas, expertises, bom assessoramento, visão estratégica, de planejamento e gestão", explica.
E acrescenta: "A mesma lógica vale para os vereadores, é importante ter outras características para elaborar políticas públicas necessárias, eficazes e executáveis".
Quando o quesito é média de idade, é possível notar que não houve mudança significativa entre o perfil dos candidatos que disputam a eleição deste ano e os que disputaram o último pleito. Candidatos entre 30 e 49 anos lideram as estatísticas, assim como aconteceu em 2014.
Os homens são maioria em praticamente todas as faixas etárias. A única exceção é entre candidatos que tem entre 18 e 19 anos. Neste caso, as mulheres representam 61,7% dos registros, contra 38,3% dos homens. Embora a legislação não permita a diplomação com menos de 18 anos, há dois candidatos que têm entre 16 e 18 anos.
"A população brasileira está envelhecendo, na verdade. Há 20 anos atrás tínhamos um outro perfil etário", pondera Luciana Santana. 
Questionada sobre o impacto que as mudanças nas regras eleitorais provocaram nas candidaturas e devem provocar na eleição, a cientista política diz que ainda é cedo para fazer um diagnóstico. "É a primeira eleição sob novas regras, por isso não é possível ter noção clara dos impactos no resultado eleitoral, mas é possível notar que o candidato terá que se dedicar mais e de forma integral à campanha, utilizar estratégias mais eficientes para conseguir comunicar melhor e convencer o eleitor que ele é a melhor opção".
E conclui: "Vivemos um momento delicado, de muita incerteza e pessimismo. Do ponto de vista político, vislumbro mudanças apenas com um novo pleito eleitoral e, provavelmente, só ocorrerá em 2018. É importante que aconteça uma boa renovação política, principalmente do Congresso Nacional".


GazetaWeb.com
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger