ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Alunos da rede estadual trocam experiências sobre grêmios estudantis


Alunos de 25 escolas estaduais da Alta Maceió e Cepa estiveram reunidos, nesta terça-feira (30), no auditório da Casa da Indústria, para participar no I Encontro dos Grêmios Estudantis. Organizado pelos estudantes com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), o evento socializou experiências exitosas dos grêmios da regional e fortaleceu a integração entre os gremistas.

As unidades de ensino também realizaram apresentações culturais em um evento que contou ainda com a presença de gestores escolares e de representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Algumas unidades apresentaram minidocumentários relatando as suas experiências nos grêmios estudantis. Foi o caso da Escola Eunice de Lemos, do Benedito Bentes, que, na ocasião, relatou como acontecem as mobilizações do grêmio.


“Uma ação muito bacana que temos é a ‘Quinta Cultural”, onde grupos artísticos formados na própria escola se apresentam. Também promovemos uma série de debates sobre temas diversos”, conta o estudante Odilon Matheus dos Santos.

Para outras unidades, o grêmio é uma experiência recente, mas que já colhe resultados positivos. É o caso da Escola Ovídio Edgar, no Tabuleiro do Martins, que, este ano, elegeu sua primeira representação estudantil.


“O grêmio injeta uma nova energia na gestão da escola. No nosso caso, por exemplo, estamos trabalhando muito a questão cultural e a importância da conservação do patrimônio escolar”, conta a estudante Débora Barros, aluna da 3ª série do Ensino Médio.

Nova mobilização – A gerente da 13ª Gere, Mônica Sarmento, destacou que o evento proporcionou aos jovens a possibilidade de exercer o protagonismo juvenil: desde a elaboração da programação até a recepção dos participantes, todo o processo foi conduzido pelos alunos gremistas.


“Este será o primeiro de muitos encontros que serão realizados. Neste primeiro momento, tivemos muitas manifestações culturais, mas, nas próximas reuniões, deveremos discutir também temáticas pedagógicas”, adianta Mônica Sarmento.

A gerente disse ainda a Seduc e a 13ªGere também começaram a mobilização para as eleições dos grêmios nas escolas de Ensino Fundamental. No início do ano, 10 mil alunos escolheram suas representações em 25 escolas de Ensino Médio da regional.

“Faremos uma mobilização similar com os alunos do 6º ao 9º ano e a nossa previsão é que as eleições aconteçam ainda este ano”, concluiu Mônica Sarmento.

Agência Alagoas
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger