ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunistas

Em Delmiro

Educação & Oportunidade

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Delmiro Gouveia realiza I Fórum Comunitário Selo UNICEF


Aconteceu nesta quinta-feira, 14, no Ginásio Municipal Poliesportivo da Escola Afrânio Salgado Lages, no município de Delmiro Gouveia, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado – edição 2013/2016. Coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão Intersetorial, o Fórum reuniu representantes de vários segmentos da sociedade delmirense, objetivando a ampliação e qualificação da participação social dos cidadãos no acompanhamento e controle social, destinados à infância e à adolescência.

O evento contou com a participação de representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil, dentre eles, o promotor de Justiça Dr. João Batista Santos, a juíza Dra. Raquel David Torres de Oliveira, a vice-prefeita Ziane Costa, secretários municipais, vereadores, membros do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, igrejas, associações comunitárias e rurais, grupos indígenas, grupos de jovens, professores, estudantes, entre outros.

Para a vice-prefeita Ziane Costa, o momento é muito importante, porque o futuro das crianças e adolescentes depende de um planejamento. Ziane ainda ressaltou que o bem estar das crianças e adolescentes depende das iniciativas de todas as pessoas da comunidade e do poder público, para que de forma eficaz traga ótimos resultados.
 “O Selo Unicef não é apenas um prêmio, é um reconhecimento internacional que Delmiro eleva esforços na melhoria das políticas voltadas para infância e adolescência”, afirmou.           

A programação, estendida por todo o dia, ofereceu brilhantismo em sua abertura com a apresentação cultural da Escola Municipal José Correia Filho. A execução dos hinos Nacional e Municipal, foi seguida pelos pronunciamentos das autoridades que compunham a mesa. Em seguida, o público pôde apreciar a apresentação do grupo da Infância Missionária, composto por crianças do Povoado Salgado.

Na transcorrência do Fórum foi apresentada pelo cerimonialista – o adolescente, integrante do NUCA, Davi Lucas - a comissão intersetorial Pró Selo Unicef edição 2013-2016, responsável pelas ações desenvolvidas no município, a partir da política do programa.

O Assessor Técnico do Conselho Municipal da Criança e do adolescente e do Programa Amigo de Valor, Wellington Vasconcelos, palestrou sobre a metodologia do Selo e o objetivo do Fórum. O técnico de pesquisa do referido Programa, Cosmo Soares, apresentou o diagnóstico da situação de crianças e adolescentes do município.

O evento foi oportunidade para apresentação das ações das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social – possibilitando ao público, alargar seus conhecimentos acerca das ações desenvolvidas pelo Governo Municipal e esclarecer dúvidas.

O Fórum foi enriquecido com a divisão dos grupos de trabalho divididos em seis eixos temáticos, para os quais deveriam ser elaboradas propostas para atender as demandas das crianças e adolescentes do município visando a redução das desigualdades relacionadas ao gênero, raças e etnias, renda, condição pessoal, território e idade. 

Na etapa final do Fórum, os grupos apresentaram e debateram as propostas que servirão de base para a elaboração do Plano Municipal de Ação para Proteção das Crianças e Adolescentes.

O Ginásio de Esportes foi espaço ainda para exposição das ações desenvolvidas pelo Governo Municipal, relacionadas  ao cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), através de stands.
 
Copyright © 2013 Ferreira Delmiro - Seu blog de notícias e opinião.
Shared by Themes24x7Powered byBlogger